VoceAprende

VoceAprende é uma ferramenta de aprendizagem ,organizada para que o sujeito aprendente da escrita conheça, aprenda e exercite a produção textual: lendo, refletindo, discutindo, escrevendo, re-discutindo, re-lendo, re-escrevendo, ...aprendendo.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Postado por Unknown às 14:42
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Você Aprende

Você Aprende

Marcadores

  • aprender
  • ensinar
  • inclusão

Inscreva-se aqui

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

Arquivo do blog

  • ►  2016 (3)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (1)
  • ►  2015 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2014 (4)
    • ►  setembro (4)
  • ▼  2013 (7)
    • ▼  dezembro (7)
      • A partir das publicações de hoje - A estrutura do ...
      • PENSAMENTO - Cidade Negra
      • Estrutura do parágrafo
      • Caros escritores, sejam muito bem vindos!
      • Música: Anjo - O rappa - Texto para leitura e ref...
      • Sem título
      • "O blog é um gênero textual constituído na socieda...

Quem sou eu

Unknown
Ver meu perfil completo

Quantos livros você leu em 2013?

Seguidores

O texto - o que é ?

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação etransmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.

O parágrafo

“O parágrafo é uma parte do texto que tem por finalidade expressar as etapas de raciocínio. Por isso, a sequência dos parágrafos, o seu tamanho e a sua complexidade depende da própria natureza do raciocínio”.
Fonte: SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Al afirmativa nos contextualiza a uma recorrente situação pela qual quase todos nós passamos durante a fase escolar: nas aulas de Redação, a primeira pergunta que insistia em se manifestar era a de quantas linhas deveria conter a produção textual. Tendo isso em vista, como bem nos afirma o autor em questão, o tamanho dos parágrafos dependerá da ideia que se deseja neles abordar.

O importante é que todos estabeleçam entre si uma ligação, de forma que uma ideia represente a sequência da outra. Compreende-se, portanto, que a estrutura de um parágrafo deve conter a mesma estrutura de um texto composto por vários parágrafos. Assim sendo, estamos falando de introdução, desenvolvimento e conclusão. O início do parágrafo deve conter o que chamamos de tópico frasal (contendo a ideia principal), sendo este desdobrado em ideias secundárias e, no final, há a retomada da ideia central, configurando a conclusão.

Para Volpato (2006, p. 46), tendo em vista a necessidade de o parágrafo ser caracterizado por uma argumentação completa (introdução, desenvolvimento e conclusão), o que determina a mudança deste não é a extensão, mas sim a conclusão de uma dada argumentação, no sentido de, no parágrafo seguinte, dar-se início a outra.
Fonte: VOLPATO. Gilson Luiz. Dicas para redação científica: por que não somos citados. 2. Ed. Botucatu: Gilson Volpato, 2006.


Prof. Waldirene Amorim de Jesus Araujo. Tema Simples. Imagens de tema por gaffera. Tecnologia do Blogger.